| REFERÊNCIA EM RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA |

Menu

TRATAMENTO ENDOVASCULAR DE ENDOLEAK COM ONYX
Maio 2020


O caso 1 demonstra um paciente com passado de correção de aneurisma de aorta com endoprotese ramificada há 5 anos. O controle tomográfico evidenciou um endoleak tipo II através da artéria ilio-lombar à direita.

Diante dos achados de imagem foi pragramado embolização desse endoleak através de microcateterismo  e injeção de Onyx 18  com auxílio de microcateter de fluxo dirigível Marathon  e microguia Mirage 0.08.

Após o microcaterismo da falsa luz foi realizado embolização do saco aneurismático e zona proximal do ramo lombar contendo o seu inflow para o endoleak.

O caso 2 demonstra em 2015 um paciente do sexo masculino, 72 anos e diagnóstico de aneurisma de artérias Ilíacas. Foi instituído o tratamento endovascular EVAR (Zenith Cook), embolização da artéria Ilíaca interna direita com micromolas e extensão para ilíaca externa, bem como de uma endoprótese ilíaca ramificada à esquerda (Z-BIS + stent recoberto Advanta V12).

Após 1 ano a imagem de controle demonstrou progressão da doença com dilatação distal da Ilíaca interna esquerda até sua bifurcação e ausência de endoleak retrógrado, sendo optado neste momento por tratamento expectante.

O controle de 2017 demonstrou evolução para um endoleak tipo IC, sendo assim optado pelo tratamento endovascular através de extensão com conificação de um stent Advanta V12 para divisão posterior da artéria hipogástrica esquerda e microcateterismo com Echelon 10 (microcateter compatível com micromolas e DMSO para injeção de Onyx 18) do aneurisma, sendo embolizado o ramo distal da artéria com micromolas e prenchimento total do aneurisma com Onyx 18.

O estudo de controle em 2018 demonstrou um endoleak IA.

Realizado punção braquial esquerda, seguido de microcateterismo do Endoleak.
Realizado embolização com Onyx 18, sendo observado um endoleak residual.

Diante do achado, foi optado por punção direta com agulha Chiba 18G, guiado por ultrassonografia e complemento da embolização com Onyx 18 através de microcateter Echelon 10.