| REFERÊNCIA EM RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA |

Menu

APLICAÇÕES PRÁTICAS DA ENDOPRÓTESE INCRAFT
MAIO 2020


CASO1:

Paciente com lesão trófica em calcâneo direito há 2 meses. Submetida a arteriografia diagnóstica com evidência de oclusão na artéria poplítea e achado incidental de úlcera penetrante na parade lateral esquerda da aorta descendente infrarrenal.

Realizado tratamento endovascular com endoprotese Incraft (Cordis) devido seu baixo perfil e importante doença ateromatosa. Após o seu implante foi evidenciado um endoleak, sendo classificado como tipo IV, como demonstrado a seguir.

CASO 2:

Paciente com dor abdominal inespecífica foi avaliado em sua cidade de origem e solicitada ultrassonografia de abdome total que diagnosticou aneurisma sacular com 6,3 cm de diâmetro máximo, sendo então encaminhado ao ambulatório de cirurgia endovascular. Foram solicitado exames pré-operatórios que demonstraram pancitopenia importante (Hb 8,6 Leuco 1.200 Pqt 50.000). Após avaliação da hemotologia foi evidenciado:

  • Paciente com pancitopenia com VCM alto
  • Mielograma com infiltração de 25% de mieloblastos, sendo quadro citológico compatível com leucemia mieloide aguda – M1
  • Paciente em programação de internamento em serviço de hematologia após correção do aneurisma de aorta abdominal (risco elevado de complicações com início de quimioterapia associado ao aneurisma)
  • Realizar suporte transfusional antes do procedimento (Hb alvo de 10 e Plaquetas acima de 100.000).

No dia anterior ao procedimento (03/10/19), paciente internou trazendo exames mais recentes que mostravam piora significativa da pancitopenia (Hb 7,5 Leuco 600 Plaquetas 17.000). Optado por transfusão maciça de 7 plaquetas no dia antes do procedimento, 7 plaquetas antes do procedimento e 7 plaquetas após procedimento, assim como demais hemocomponentes necessários.

Paciente foi extubado em sala. Durante o procedimento foram realizados 4 concentrados de hemácia. Revertida a heparina ao final do procedimento. Feito mais 7 plaquetas na UTI. Paciente evolui bem, recebendo alta da UTI no dia seguinte após nova transfusão de hemácias. No segundo dia após procedimento paciente se encontrava em apartamento, estável hemodinamicamente com Hb de 8,2 e plaquetas de 61.000.

Caso 3:

Paciente em acompanhamento desde 2012 devido aneurisma da aorta abdominal infrarrenal que inicialmente media 46 x 45 mm. Houve crescimento do aneurisma que, no momento, apresenta 58 mm no seu maior diâmetro.

Necessário angioplastia com balão para passagem do corpo principal da endoprótese.

Realizado angioplastia com stents SMART (Cordis) das artérias ilíacas comum com bom resultado.