| REFERÊNCIA EM RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA |

Menu

TRATAMENTO ENDOVASCULAR E PERCUTÂNEO DE ANEURISMA DA AORTA ABDOMINAL EM PACIENTE GRAVE COM ENDOPROTESE INCRAFT
Setembro 2020


Paciente da entrada no hospital com dor cardíaca típica sendo diagnosticado com infarto agudo do miocárdio na última semana. Passado de 3 outros episódios e de revascularização cardíaca com mamária e ponte de safena. Durante internamento paciente evolui com dor abdominal importante sendo indicada realização de tomografia de abdome total e evidenciado aneurisma da aorta abdominal.

Notamos grande área de bronquiectasia a esquerda com pequeno pneumotórax e desvio do mediastino para a esquerda. Pequenas calcificações em aorta descendente e abdominal. Aumento da calcificação na emergência do tronco celíaco e mesentérica superior. Ausência de polares renais.

Hematoma intramural importante sem sinais de rotura. ilíaca comum direita com aspecto aneurismático e com moderada calcificação.

Optado diante do quadro clínico de dor pelo tratamento endovascular percutâneo com endoprótese de baixo perfil.

Paciente evolui bem, sem uso de droga vasoativa ao final da cirurgia, situação de pulsos mantidas (poplíteos) e sem queixas. Não houve necessidade de hemotransfusões. Recebe alta da UTI no primeiro DPO e alta hospitalar no terceiro dia.